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Permite solicitar a limpeza de fossas sépticas instaladas em prédios que não disponham de ligação à rede de drenagem de águas residuais.

Sem Sessão
O serviço que pretende aceder só está disponível para utilizadores autenticados.
Como realizar

1.1. Submissão do Pedido
O pedido é feito através da apresentação de Requerimento, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, devidamente instruído, de acordo com o modelo disponível no Balcão Único de atendimento, no site www.cm-sabugal.pt e nos serviços online do Município do Sabugal.


Para preenchimento manual do requerimento descarregue o seguinte ficheiro:

Limpeza de Fossa Séptica


Para obter informação mais detalhada consulte a ficha de serviço:

Ficha de Serviço - Limpeza de Fossa Séptica


Considerações a tomar na submissão do seu pedido:
A. Requerente
Entidade singular ou coletiva com legitimidade para iniciar o procedimento.


B. Representante
Entidade singular ou coletiva com legitimidade para assumir a pretensão do pedido no interesse e por conta do requerente. Pode atuar na qualidade de:

  • Representante Legal – Figura que se encontra definida por lei e resulta da necessidade de proteger os interesses de pessoas incapazes de exercer sua vontade ou assumir o pedido com plenitude ou consciência. Deve ser anexado documento que o comprove;
  • Mandatário – Figura escolhida livremente pelo requerente quando este lhe concede poder para exercer de acordo com os seus interesses, através de um mandato ou procuração. Deve ser anexado documento que o comprove;
  • Gestor(a) de Negócios – Pessoa que age em nome do requerente, sem que para tal esteja legal ou contratualmente autorizada;
  • Outros (deve indicar qual e anexar respetivo comprovativo).

C. Notificações/Comunicações:
A Via Postal é o meio de notificação/comunicação pré-definido e que não necessita de consentimento para a sua utilização. Se pretender ser notificado por meios eletrónicos deverá dar consentimento prévio no requerimento inicial tendo as seguintes opções:

  1. Caixa Postal Eletrónica (Via CTT),
  2. Telefone
  3. E-mail
ativação da caixa postal eletrónica é gratuita e pode ser efetuada diretamente no site da Via CTT.


No caso da submissão do pedido pelos Serviços Online as notificações/ comunicações poderão ser efetuadas pela mesma via, nos termos previstos na Lei.


D. Assinatura do pedido:

  • Se submeter o requerimento através dos Serviços Online, o uso da Chave Móvel Digital ou do Cartão do Cidadão são suficientes como meios de autenticação segura;
  • Se submeter o requerimento através do balcão único de atendimento, deve utilizar a assinatura eletrónica qualificada do Cartão do Cidadão, preferencialmente, ou a assinatura autógrafa (manuscrita) caso não possua o Cartão do Cidadão ou em caso de indisponibilidade do sistema informático;
  • Se submeter o requerimento através do Correio Eletrónico, deve utilizar a assinatura eletrónica qualificada do Cartão do Cidadão ou certificado qualificado;
  • Se submeter o requerimento via postal deve utilizar a assinatura autógrafa (manuscrita).

E. Formato digital dos documentos:

  • Formato PDF – Para todos os documentos escritos e demais elementos originados ou não em formato digital;
  • Digitalização de documentos – Quando não seja possível a conversão direta para PDF dos documentos escritos e exista a necessidade de digitalizar os documentos; Todos os documentos digitalizados que contenham cor, devem, obrigatoriamente, ser digitalizados a cores;
  • Formato DWF – Para todas as peças desenhadas do(s) projeto(s), incluindo as que são de entrega obrigatória também em formato vetorial;
  • Formato DWG ou DXF – Para todas as peças georreferenciadas (ex: levantamentos topográficos, plantas de síntese e plantas de implantação).
O que devo saber

2.1. Âmbito do Pedido

O serviço de limpeza de fossas sépticas ocorrerá mediante o pagamento da respetiva tarifa (caso seja consumidor) prevista para o efeito no Tarifário dos Serviços de Distribuição de Água, Saneamento de Águas Residuais e Recolha de Resíduos Urbanos.

Quando a rede de saneamento de águas residuais esteja localizada a uma distância superior a 20 metros e não seja solicitado o prolongamento do ramal, o Município deve assegurar, através de meios próprios e ou de terceiros, a provisão do serviço de limpeza de fossas sépticas, no cumprimento da legislação ambiental.


2.2. Custo Estimado

Gratuito.


2.3.  Meios de Pagamento

Não aplicável. 

2.4. Legislação Aplicável

  • Decreto-Lei n.º 194/2009, de 20 de agosto, na sua redação atual;
  • Regulamento do Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas no Município do Sabugal;
  • Tarifário dos Serviços de Distribuição de Água, Saneamento de Águas Residuais e Recolha de Resíduos Urbano.

2.5. Outras Informações
Proteção de Dados

  • Os dados pessoais recolhidos no formulário para apresentação deste pedido são exclusivamente necessários para a sua tramitação pelo Município. Em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), encontra-se prevista, na caixa “Informações Adicionais” do referido formulário, informação sobre o tratamento dos dados pessoais disponibilizados a realizar pelo Município.
  • Ao requerente (titular dos dados pessoais) é garantido o direito de acesso, de retificação, de apagamento, de portabilidade, de ser informado em caso de violação da segurança dos dados e de limitação e oposição ao tratamento dos dados pessoais recolhidos. O requerente (titular dos dados pessoais) tem ainda direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo nacional (Comissão Nacional de Proteção de Dados).
  • Para mais informações sobre as práticas de privacidade do Município, consulte o nosso site em www.cm-sabugal.pt ou envie um e-mail para geral@cm-sabugal.pt.

2.6. Contactos 
Câmara Municipal do Sabugal


Morada:
 Praça da República, 6324-007 Sabugal
Telefone: +(351) 271 751 040
Fax: +(351) 271 753 408
E-mail: aguas.saneamento@cm-sabugal.pt


Horário de funcionamento: 
Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 17h30.

O que posso esperar

3.1. Prazo de Emissão/Decisão

Deverá ser respeitada a seguinte calendarização:

  • Decisão emitida no prazo de 5 dias úteis, contados a partir da data em que o pedido está corretamente instruído.

3.2. Validade da Pretensão 

Não aplicável.